5 dicas para saber se seus filhos estão na escola certa
15 de novembro de 2020Por Roberto Revelino Sene – Mestre em ciências sociais aplicadas, direito e cidadania.
5 dicas para escolher a melhor escola para seu filho.
Temos uma dúvida constante sobre qual a melhor escola para meu filho estudar. Temos que levar em conta qual a faixa etária de seu filho e como é tratada a educação pela família.
Sabemos que no Brasil, a Educação é um investimento, que as famílias retiram de seu orçamento mensal uma quantia significativa para investir nos estudos do filho.
Todavia, a pergunta que temos que fazer é: Será que o dinheiro que estou pagando para meu filho estudar realmente está valendo a pena?
É com essa dúvida que centenas de brasileiros estão nesse momento, principalmente em um mundo, onde o marketing tem criado verdadeiras perfeições educacionais na propaganda e verdadeiros depósitos de criança na prática, por isso separei 5 itens que podem ajudar a avaliar a escola de seu filho e como decidir pela melhor.
1- QUADRO DE PROFESSORES – na grande parte das vezes vamos à escola pela propaganda que ela faz, todavia já há algum tempo não temos uma receita de bolo na educação. Temos que focar na particularidade de cada aluno e às vezes a escola que tanta propaganda faz não é a melhor para meu filho. Por isso é bom que você conheça quem são os professores que irão lecionar para seus filhos, verifique a experiência e busque o currículo do professor na plataforma Lattes. Isso certamente lhe dará segurança.
2- HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO –
uma escola que se preocupa com números, focando nos melhores pode não ser um bom ambiente para seu filho, pois, muitos deles não sabem trabalhar com uma competitividade acirrada, o que pode lhe trazer gastos com aulas particulares e psicólogos. O ideal é perceber isso no momento da visita, se a escola tem um atendimento humanizado.
3- INDIVIDUALIZAÇÃO DO ALUNOS – Importante observar se a escola tem planos para não coletivizar o processo educacional, existe escola que só dá atenção aos melhores alunos, deixando de lado a diversidade e as múltiplas áreas do conhecimento, o que muitas vezes acaba por excluir o nosso filho da “galera”. Para tanto é necessário que a escola possibilite um plano de ação individual para deixar a vida do aluno confortável diante da turma e das disciplinas, desenvolvendo sua potencialidade.
4- OFICINAS E ATENDIMENTOS – o contraturno é importante em uma escola, só que às vezes as escolas apenas colocam oficinas que servem mais como tomadores de tempo, de que para outra coisa, pois muitas vezes o profissional que ministra a atividade nem habilitado para tal é. Diante disto é necessário observar quais as oficinas em contraturno e quem são os profissionais que irão lecionar, bem como observar a relevância do tema para o aluno.
5- INFRAESTRUTURA – Laboratório de informática já foi um diferencial na escola, hoje se existe, ou está reestruturado ou virou depósito, o importante é observar se a escola mantém laboratórios e qual é a frequência de uso por parte dos alunos. Se a escola possui alvará e condições de manter seu filho em segurança no momento que se encontra em suas dependências.
Certamente esses cinco itens vão reduzir a possibilidade de erro na escolha da próxima escola de seu filho.